Oferecemos treinamento em INFORMÁTICA personalizado, objetivo, prático e ainda com o conforto de aprender em casa ou no local de trabalho, no horário que melhor lhe convier.

Atendimento normal: de Segunda a Sexta.
Especial: em finais de semana.
Horários: Manhã, Tarde e Noite.
Treinamento especializado para 3ª idade.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Função Procv


Está é uma das funções de procura e referência do Excel. Neste caso a mais conhecida e usada pelos usuários de planilhas. Mas como usar está função como extrair os dados que se procura? Nesta postagem vamos esclarecer tudo isso.
Sintaxe da função:
=PROCV(VALOR DE PROCURA;MATRIZ DE DADOS;POSIÇÃO;PROCURAR INTERVALO)
VALOR DE PROCURA – É o objeto que ele deve usar para devolver depois um valor determinado em relação com este objeto. É sempre selecionado na tabela de procura e para determinar quem é basta olhar a primeira coluna da tabela de Dados. Deve ser conhecido do usuário.
MATRIZ DE DADOS – É a tabela de dados ou banco de dados onde será feita a procura. Pode-se neste caso definir um nome para o intervalo ou fixar as células usando referência absoluta, com isso não será mudado o intervalo se precisar arrastar o procv para outras células.
POSIÇÃO – É a coluna onde se encontra o objeto que deverá ser retornado. Lembrando que está coluna é contada a partir da 1º coluna da tabela de dados.
PROCURAR INTERVALO – É o valor lógico que define a correspondência mais aproximada do valor procurado. Verdadeiro ou 1 é valor próximo menor. Falso ou 0 é valor exato.
Exemplo: Procuramos o valor 5 se usar opção Falso ( valor exato ) se ele não enontrar o 5 devolve  #N/D ( valor não disponível ). Se usar a opção Verdadeiro e não tiver o 5 ele devolve o menor mais próximo.
Observe o exemplo:

Neste caso digite a idade que se quer procurar ( lembrando que ela deve estar presente na 1º coluna da tabela de dados), depois digite a fórmula  =PROCV(C4;E10:I17;3;FALSO)  na célula C5, pressione o ENTER. Irá aparecer o nome respectivo à idade que foi digitada.

O número 3 é a coluna da tabela de Dados (posição).
Para preencher o restante da tabela selecione a função na barra de fórmulas e copie usando Ctrl+C. Pressione a tecla ESC para sair da função e cole nas demais células. Todas vão ficar com o mesmo resultado. Edite cada função e troque somente o número da coluna na POSIÇÃO.
Pronto cada vez que mudar a idade um novo registro será mostrado.

Abraço para todos.

sábado, 16 de março de 2013

Validação de Dados no Excel


Validar dados no Excel
Olá amigos, muitos de vocês já devem ter se deparado com um problema comum em planilhas, que é a inserção incorreta de dados. Para resolver este problema podemos usar a Validação de dados para bloquear inserções erradas ou proibidas. Este comando deixa ser inserido na célula somente valore pré-determinados.
Um exemplo básico é a nota do aluno que devem ser digitada em uma coluna e devem estar entre 0 (zero) e 10 (dez), pode-se considerar ainda ter casas decimais. Se uma nota superior ou inferior ao critério definido for inserida ele vai recusar e uma janela com uma mensagem vai ser apresentada na tela.
Como fazer? Siga os passos a seguir:
1.       Selecione a área que deseja validar, depois clique na Guia Dados e no Grupo Ferramenta de dados, comando Validação de Dados.
2.       Na janela que irá abrir escolha uma opção no menu suspenso em Permitir (qualquer valor, número inteiro, decimal, lista, data, hora, comprimento do texto e personalizado ). No nosso caso será Decimal.

3.       Depois irá abrir outras opções no caso para Dados onde se escolhe se o número digitado vai: estar entre, não vai estar entre, é igual a, é diferente de, é maior, é maior ou igual, é menor, é menor ou igual a.


4.       Depois digite o valor mínimo e o valor máximo.

5.       Vá para Guia alerta de Erro na mesma janela, deixe marcado o estilo Parar ( está opção não deixa entrar dados diferentes da configuração da guia anterior ), digite um título para mensagem de erro e depois a própria mensagem que deve aparecer se ocorrer erro.


6.       Clique em Ok e teste a validação.


Podemos colocar validação em texto com listas definidas, em datas, hora e até colocar uma validação personalizada com uma fórmula.


Para validar uma lista basta selecionar o local onde deve ser digitada a lista e depois em validação escolher lista, na caixa fonte selecionar o intervalo onde a lista original se encontra (K7:K12) ou digitar os dados separando por ponto e vírgula. Lembro que está lista para quem usa Excel 2010 pode ser pego direto de outra planilha.
No 2007 precisamos enganar o Excel, então selecione uma célula digite o sinal de igual e depois selecione a lista em outra planilha, antes de teclar Enter selecione o conteúdo na barra de fórmula e copie. Depois é só sair do local e ir para validação (selecionando a área que deve ser validada) e colar o que foi copiado na caixa fonte.
Obs.: a célula usada para se obter o endereço pode ser apagada.

O resultado com Lista ele mostra um Menu Suspenso na célula.


Qualquer dúvida é só perguntar!
Divulguem o Blog.
Obrigado.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Criando estilos no Word 2007 ou 2010.

Estilos são formatações especiais onde você pode definir várias opções de fonte de texto, alguns exemplos são: cor, tamanho, sublinhado, negrito, itálico etc...
Também é possível escolher os estilos de parágrafos como alinhamentos, recuos, primeira linha, entre linhas, etc...
São usados para facilitar a vida na hora de preparar um documento. Podemos ter vários estilos no mesmo texto, e aplica-los conforme nossa vontade.
Bem formate um parágrafo conforme seu gosto pessoal.  Depois selecione o parágrafo. Clique no botão para abrir a janela de estilos ( figura abaixo ).
Agora clique em novo estilo.
 Quando abrir a nova tela digite um nome para seu estilo, conforme figura abaixo.
Clique em OK.  Seu estilo vai aparecer dentro do grupo Estilo. Você pode usar quando quiser neste documento. Basta selecionar o texto e clicar no estilo ou clicar direto no estilo e começar a escrever.
Para colocar o estilo em todos os documentos  basta na janela de estilos clicar em Gerenciar Estilos, conforme figura abaixo.
Clique depois em Importar/Exportar e selecione o seu estilo no lado esquerdo da janela , depois clique em Copiar no centro e pronto seu estilo vai para o Documento central do Word. Agora cada vez que você criar um novo documento vai aparecer o seu estilo. Para não aparecer mais nos novos documentos é só selecionar do lado direito da tela do importar/exportar e clicar em excluir.


Bom proveito e bons estudos.



quinta-feira, 7 de março de 2013

Comandos com Datas no Excel

Entre as funções do Excel existem várias relacionadas com Datas. Neste caso veremos 2 funções básicas e 2 comandos básicos para datas.
O primeiro comando é Ctrl + ;   ele coloca a data na célula, como se tivesse sido digitado na célula e fica sem alteração.
O outro comando é Ctrl + Shift + : ele coloca a hora na célula, como se tivesse sido digitado na célula e fica sem alteração.
É importante lembrar que neste caso se abrirmos o arquivo amanhã as datas não serão modificadas. O que não acontece se usarmos as funções =Hoje()  ou  =Agora() .

A função Hoje() coloca a data dentro da célula.
A função Agora() coloca a data e hora dentro da célula.




Exemplo:
O uso da função =hoje() é bem simples como exemplo imagine uma data inicial na célula B11 e uma data Final na célula A11. A subtração das duas células resulta na diferença entre os dias de cada data.

Dúvidas é só enviar um E-mail !  Abraço !

domingo, 3 de março de 2013

Formatação Personalizada no Excel


Formatação Especial no Excel

Muitos já se depararam com uma situação constrangedora em planilhas que é colocar dentro da célula uma medida como m2 ou Kg junto de um número. Neste caso não vamos mais conseguir somar ou aplicar qualquer função na célula pois ela está  agora com o formato de texto, mas podemos resolver isso sem usar células adicionais.



Para isso basta fazer uma formatação personalizada.
1)      Escolha a célula ou intervalo de células que deseja formatar.
2)      Depois na Guia início clique nas opções do grupo Número ( pequeno quadrado ao lado direito com uma seta para baixo dentro).

3)      Selecione a opção Personalizado.
4)      Clique no número zero, neste caso ele irá para a caixa Tipo.



5)      Clique ao lado deste número coloque Aspas depois espaço ( para o que se quer escrever não ficar grudado no número ) , agora digite o texto que deve ficar ao lado do número e feche com Aspas. Clique em OK.

Pronto agora é só verificar clicando na célula e olhando para a Barra de Fórmulas vai aparecer somente o número. Conforme primeira figura.

Abraço para todos e qualquer dúvida enviem um e-mail ou comentário.

sábado, 2 de março de 2013

Gráfico de Colunas Flutuantes

Os gráficos flutuantes são usados para expressar valores mínimos e máximos. O Excel não fornece um tipo de gráfico de colunas flutuante. Mas podemos criar um utilizando o gráfico colunas empilhadas que contém duas séries de dados, usando a primeira série de dados sem  preenchimento o que a torna invisível criando o efeito que estão flutuando.

1.   Na planilha, selecione os dados (B3:D10).
2.   Na guia Inserir, no grupo Gráficos, clique em Coluna.
3.   Em Coluna 2D, clique em Colunas Empilhadas.
4.   Na Guia Design selecione o estilo desejado (no exemplo foi o 30).
5.   No gráfico, clique na primeira série de dados (parte de baixo).
6.   Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique em Formatar seleção.
7.   Depois clique em Preenchimento e, em seguida, clique em Sem preenchimento ( no Excel 2010 retire também o sombreamento que fica por padrão)
8.   Depois formate a área do gráfico com a cor desejada, coloque título e pronto.
9.   Na medida em que for alterada a tabela vai ser alterado o gráfico.
10. Clique com o botão direito do mouse em cima do eixo vertical e depois formatar eixo. Em opções de eixo coloque mínimo 20 ou 25 depende do seu gráfico. Isto deixa o mesmo centrado na área de plotagem.

Espero que aproveitem o gráfico.

Grande Abraço.