Oferecemos treinamento em INFORMÁTICA personalizado, objetivo, prático e ainda com o conforto de aprender em casa ou no local de trabalho, no horário que melhor lhe convier.

Atendimento normal: de Segunda a Sexta.
Especial: em finais de semana.
Horários: Manhã, Tarde e Noite.
Treinamento especializado para 3ª idade.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Função Procv


Está é uma das funções de procura e referência do Excel. Neste caso a mais conhecida e usada pelos usuários de planilhas. Mas como usar está função como extrair os dados que se procura? Nesta postagem vamos esclarecer tudo isso.
Sintaxe da função:
=PROCV(VALOR DE PROCURA;MATRIZ DE DADOS;POSIÇÃO;PROCURAR INTERVALO)
VALOR DE PROCURA – É o objeto que ele deve usar para devolver depois um valor determinado em relação com este objeto. É sempre selecionado na tabela de procura e para determinar quem é basta olhar a primeira coluna da tabela de Dados. Deve ser conhecido do usuário.
MATRIZ DE DADOS – É a tabela de dados ou banco de dados onde será feita a procura. Pode-se neste caso definir um nome para o intervalo ou fixar as células usando referência absoluta, com isso não será mudado o intervalo se precisar arrastar o procv para outras células.
POSIÇÃO – É a coluna onde se encontra o objeto que deverá ser retornado. Lembrando que está coluna é contada a partir da 1º coluna da tabela de dados.
PROCURAR INTERVALO – É o valor lógico que define a correspondência mais aproximada do valor procurado. Verdadeiro ou 1 é valor próximo menor. Falso ou 0 é valor exato.
Exemplo: Procuramos o valor 5 se usar opção Falso ( valor exato ) se ele não enontrar o 5 devolve  #N/D ( valor não disponível ). Se usar a opção Verdadeiro e não tiver o 5 ele devolve o menor mais próximo.
Observe o exemplo:

Neste caso digite a idade que se quer procurar ( lembrando que ela deve estar presente na 1º coluna da tabela de dados), depois digite a fórmula  =PROCV(C4;E10:I17;3;FALSO)  na célula C5, pressione o ENTER. Irá aparecer o nome respectivo à idade que foi digitada.

O número 3 é a coluna da tabela de Dados (posição).
Para preencher o restante da tabela selecione a função na barra de fórmulas e copie usando Ctrl+C. Pressione a tecla ESC para sair da função e cole nas demais células. Todas vão ficar com o mesmo resultado. Edite cada função e troque somente o número da coluna na POSIÇÃO.
Pronto cada vez que mudar a idade um novo registro será mostrado.

Abraço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso Blog dê sugestões e tire suas Dúvidas .