Oferecemos treinamento em INFORMÁTICA personalizado, objetivo, prático e ainda com o conforto de aprender em casa ou no local de trabalho, no horário que melhor lhe convier.

Atendimento normal: de Segunda a Sexta.
Especial: em finais de semana.
Horários: Manhã, Tarde e Noite.
Treinamento especializado para 3ª idade.

sábado, 16 de março de 2013

Validação de Dados no Excel


Validar dados no Excel
Olá amigos, muitos de vocês já devem ter se deparado com um problema comum em planilhas, que é a inserção incorreta de dados. Para resolver este problema podemos usar a Validação de dados para bloquear inserções erradas ou proibidas. Este comando deixa ser inserido na célula somente valore pré-determinados.
Um exemplo básico é a nota do aluno que devem ser digitada em uma coluna e devem estar entre 0 (zero) e 10 (dez), pode-se considerar ainda ter casas decimais. Se uma nota superior ou inferior ao critério definido for inserida ele vai recusar e uma janela com uma mensagem vai ser apresentada na tela.
Como fazer? Siga os passos a seguir:
1.       Selecione a área que deseja validar, depois clique na Guia Dados e no Grupo Ferramenta de dados, comando Validação de Dados.
2.       Na janela que irá abrir escolha uma opção no menu suspenso em Permitir (qualquer valor, número inteiro, decimal, lista, data, hora, comprimento do texto e personalizado ). No nosso caso será Decimal.

3.       Depois irá abrir outras opções no caso para Dados onde se escolhe se o número digitado vai: estar entre, não vai estar entre, é igual a, é diferente de, é maior, é maior ou igual, é menor, é menor ou igual a.


4.       Depois digite o valor mínimo e o valor máximo.

5.       Vá para Guia alerta de Erro na mesma janela, deixe marcado o estilo Parar ( está opção não deixa entrar dados diferentes da configuração da guia anterior ), digite um título para mensagem de erro e depois a própria mensagem que deve aparecer se ocorrer erro.


6.       Clique em Ok e teste a validação.


Podemos colocar validação em texto com listas definidas, em datas, hora e até colocar uma validação personalizada com uma fórmula.


Para validar uma lista basta selecionar o local onde deve ser digitada a lista e depois em validação escolher lista, na caixa fonte selecionar o intervalo onde a lista original se encontra (K7:K12) ou digitar os dados separando por ponto e vírgula. Lembro que está lista para quem usa Excel 2010 pode ser pego direto de outra planilha.
No 2007 precisamos enganar o Excel, então selecione uma célula digite o sinal de igual e depois selecione a lista em outra planilha, antes de teclar Enter selecione o conteúdo na barra de fórmula e copie. Depois é só sair do local e ir para validação (selecionando a área que deve ser validada) e colar o que foi copiado na caixa fonte.
Obs.: a célula usada para se obter o endereço pode ser apagada.

O resultado com Lista ele mostra um Menu Suspenso na célula.


Qualquer dúvida é só perguntar!
Divulguem o Blog.
Obrigado.


3 comentários:

  1. Olá, como posso aplicar validação de dados numa célula que tem seu valor definido por uma formula qualquer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para isso deve ser usado a função SE ou SE Encadeado.

      Abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente nosso Blog dê sugestões e tire suas Dúvidas .